Página Inicial » Sem categoria » Comprar ou alugar um imóvel? Saiba as vantagens e desvantagens de cada opção

Comprar ou alugar um imóvel? Saiba as vantagens e desvantagens de cada opção

Comprar ou alugar uma casa ou apartamento é uma das dúvidas mais comuns entre os brasileiros.  Até porque nós crescemos com os nossos pais falando sobre ter sua casa própria, e como eles trabalharam duro para conquistar isso e etc.

Porém, por mais estranho que possa parecer, comprar um imóvel nem sempre é a melhor alternativa ao aluguel. Isso porque existem muitas situações nas quais a compra de uma casa ou apartamento pode sair muito mais cara que a manutenção de um imóvel alugado.

Não existe problema algum em optar por um ou outro, mas certamente uma dessas decisões trará um ônus muito maior para seu bolso.

Quer entender melhor esta história? Então continue a leitura deste artigo e descubra quando vale a pena comprar ou alugar um apartamento ou uma casa e qual a melhor opção para você e para o seu dia a dia.

Vantagens do aluguel:

  1. Um dos grandes benefícios do aluguel de um imóvel é que você não precisa ter grandes recursos financeiros à sua disposição. O fato de ser um contrato de curta duração e que não exige um investimento muito alto, faz com que muitas pessoas optem por esta modalidade de moradia.
  2. Geralmente o aluguel não sofre grandes variações, em razão das oscilações do mercado imobiliário e você não precisa se preocupar com eventuais desvalorizações do imóvel.
  3. O aluguel é uma excelente alternativa para quem quer conhecer melhor uma cidade ou bairro antes de investir na aquisição de um imóvel.
  4. Optando por um aluguel você pode se mudar de imóvel rapidamente quando desejar – ou precisar, pode dividir o apartamento com outra pessoa e economizar nas despesas mensais.
  5. Grandes reformas, de maneira geral, também acabam sendo de responsabilidade do proprietário – ou, em algumas situações, do dono do imóvel e do inquilino. Nestes casos, o inquilino não precisa arcar com todas as despesas de uma reforma ou reparo – o que aconteceria se o imóvel fosse seu.

Desvantagens do aluguel:

  1. A principal desvantagem do aluguel, em termos financeiros, é que o dinheiro gasto com esta despesa acaba sendo um gasto vazio, uma vez que os recursos investidos na locação não se revertem em benefícios para o locatário.
  2. Outro aspecto que merece atenção é que, como o imóvel alugado não é seu, em algumas situações isso impedirá que você faça grandes modificações nele.
  3. Quem aluga um apartamento ou casa acaba ficando à mercê das escolhas do proprietário, como a proibição de animais de estimação e eventual venda do imóvel – gerando a necessidade de desocupação, entre outros.

Vantagens da compra de um imóvel:

  1. Uma das principais vantagens de ter o próprio imóvel é a segurança de ter seu próprio lugar para morar e a liberdade para fazer reformas, alterar a disposição dos ambientes, trocar a decoração ou fazer melhorias que possam valorizar o seu imóvel.
  2. Quem compra um apartamento pode optar, por exemplo, por móveis planejados sem precisar se preocupar com a perda de dinheiro em caso de mudanças – uma vez que, em caso de venda do apartamento, você pode embutir o valor gasto nos móveis no valor de venda.
  3. Quem tem um imóvel próprio não precisa se preocupar com questões corriqueiras, como ter ou não um animal de estimação – o que, muitas vezes, é proibido em caso de aluguel de um determinado apartamento ou casa. Apesar desta liberdade, se o imóvel estiver localizado em um condomínio, sempre haverão regras a serem seguidas – não apenas em relação a animais de estimação, mas a diversas outras questões, que podem incluir horário de silêncio, dias e horários específicos para reformas, regras quanto ao uso de áreas comuns, entre outros.

Desvantagens da compra de um imóvel:

  1. Comprar um imóvel pode gerar um rombo no orçamento quando a decisão não é tomada de maneira inteligente. Custos com eventuais financiamentos, taxas e impostos podem atrapalhar – e muito – a vida financeira das pessoas.
  2. Quaisquer problemas e eventuais reparos a serem feitos em um imóvel próprio é de responsabilidade do dono – diferente do que aconteceria em alguns casos em uma situação de aluguel de imóvel.
  3. Todo dono de imóvel está à mercê do mercado imobiliário – correndo o risco de ganhar ou perder dinheiro com a casa ou apartamento que possui, que pode ou não se valorizarem ao longo do tempo.

Como você pode ver, existem vantagens tanto na aquisição quanto na locação de um imóvel. Mas como definir qual delas é a melhor opção?

A compra de um imóvel próprio pode ser algo demorado e dispendioso. Muitas pessoas acabam optando pelo financiamento, acreditando ser esta a melhor alternativa. Nesta forma de pagamento é preciso pagar um determinado valor de entrada e depois assumir o pagamento de parcelas mensais do saldo restante.

O financiamento pode ser uma boa opção para quem quer comprar um imóvel, mas ele precisa ser avaliado com atenção, já que os juros incidentes podem ser tão altos que o valor final pago pelo imóvel será extremamente maior.

Outro lado negativo do financiamento é o fato de que as prestações podem durar anos, ou até mesmo décadas. Vale destacar que um prazo de parcelamento pode ser de até 35 anos.

Agora que você já sabe as vantagens e desvantagens entre alugar ou comprar imóvel, que tal encontrar o imóvel dos seus sonhos com quem é especialista no assunto?

A RE/MAX CASAINVESTE tem como sede a maior loja na região da Granja Viana em uma estrutura onde os nossos 30 corretores conta com salas de reuniões exclusivas e modernas e espaço kids para o melhor atendimento ao nosso cliente, uma completa infraestrutura. Contamos também com uma universidade exclusiva para capacitação e atualização de nossos corretores, pois sabemos que o conhecimento trás mais segurança e agilidade em todo o processo de venda de imóveis.

Nossa Missão é apresentar a solução eficiente para o nosso cliente, comprometimento e excelência no serviço, através de feedback semanais nossos clientes tem acesso a todos os resultados e evolução de cada ação realizada.

Open chat
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar? :)
Oi, tudo bem?
Como posso te ajudar? :)